Lua teve núcleo derretido como o da Terra

Lua teve núcleo derretido como o da Terra
Por Vanessa Daraya, de INFO Online

• Terça-feira, 31 de janeiro de 2012 - 09h26



São Paulo - O estudo de uma rocha lunar de 3,7 bilhões de anos trazida pela nave Apolo 11 revela que a Lua pode ter tido um núcleo líquido composto de metais incandescentes.
Segundo a pesquisa feita pela MIT (Massachusetts Institute of Technology), esse núcleo, chamado de dínamo, gerou um forte campo magnético a partir de um fluido condutor com movimento de rotação. O campo magnético durou por 500 milhões de anos a mais do que os cientistas pensavam anteriormente.

Os pesquisadores sugerem que uma fonte alternativa de energia pode ter alimentado o núcleo. Isso porque o que impulsionou o dínamo ainda é um mistério. Existe a possibilidade de que o núcleo derretido era autossustentável, como o da Terra. Quando o planeta esfriou, o núcleo líquido se moveu em resposta, sustentando o campo magnético produzido por ele.
A comunidade científica já suspeitava que a Lua tivesse um campo magnético dínamo em seu núcleo há bastante tempo. As novas pesquisam conseguiram estender o tempo de existência desse núcleo em 500 milhões de anos.
Além disso, o estudo abre uma nova questão ao considerar que o resfriamento do interior da Lua não foi o principal impulsionador do dínamo, como dito pela atual teoria. Agora, é preciso encontrar teorias alternativas a fim de explicar o que pode ter gerado um dínamo de longa duração.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/lua-teve-nucleo-derretido-como-o-da-terra-31012012-3.shl

terça-feira, 31 de janeiro de 2012 by O Observador
Categories: , , , , | Leave a comment

Leave a Reply